Com o foco na inovação e nas melhores experiências para nossos estudantes, a Escola Crescimento apresenta os novos espaços do Ensino Médio da Unidade Calhau.
Salas de aula modernas, áreas de vivência, sala de estudos e apoio individualizado são alguns desses novos ambientes, que vão ampliar o conforto e melhorar a rotina de estudos.
Para milhares de estudantes matriculados na 3ª Série do Ensino Médio, é a última vez que eles estão passando pelo primeiro dia de aula da escola. Nas primeiras semanas, o momento é de euforia e de aproveitar a sensação de fazer parte do grupo de estudantes mais velhos e experientes da escola. Passado esse momento, porém, a tendência, para muitos estudantes, é que sentimentos de ansiedade e insegurança com o futuro comecem a aparecer.
“Com o último ano da escola e o início de uma nova fase na vida, várias questões tendem a aparecer. Muitos têm dificuldade em lidar com a frustração e, assim, tentam controlar todas as variáveis. Acham que apenas com remédio vão conseguir resolver todas as questões, que dicas do Youtube vão solucionar de maneira rápida e precisa. É importante também aprender a ‘surfar’ a onda da vida com mais leveza, pensar em resultados, mas sem se cobrar a ponto de se prejudicar”, orienta o professor Cristiano, da escola Crescimento.
O especialista enumera quatro dicas que, segundo ele, são importantes para lidar com o último ano da escola e manter o emocional em dia ao longo dos meses de preparação para o vestibular. Confira abaixo.
01. Compreenda o perfil do vestibular que você quer fazer.
“Conhecer com antecedência a música que você vai dançar pode te deixar mais calmo. Entenda o perfil da prova, o modelo de elaboração e correção das questões”, enumera Cristiano. Para os estudantes, a Escola Crescimento disponibiliza o Simulado Evolucional, desenvolvido nos mesmos moldes da prova do Enem, além de um programa de tutoria, com suporte para a elaboração de um plano de estudo.
02. Evite a exaustão.
O professor relembra que o Enem é uma maratona e não uma corrida de cem metros. “Isso significa que é preciso fazer a gestão da energia. Não adianta estudar dez horas por dia em janeiro e no mês de agosto já estar exausto”, aconselha. Equilíbrio é importante e o manejo entre momentos de concentração e relaxamento, também.
03. Dê chance para outros hábitos.
O ano de preparação para o vestibular é um período de muito estudo, mas também é um momento de gerenciar várias habilidades na vida. “Além de ir bem no Enem, é preciso estar pronto para a vida que existe após o vestibular, e isso inclui lidar com o emocional”, explica Cristiano.
04. Mantenha uma rotina saudável.
O especialista alerta, ainda, que não adianta querer passar em Medicina e descuidar da saúde. “É preciso ter hábitos saudáveis, se alimentar bem, dormir o necessário, enfim, manter as diversas dimensões da vida equilibradas”, afirma. Ter um círculo saudável de amigos, apoio da família e realizar atividades físicas regularmente também estão na lista de hábitos que não devem ser deixados de lado no último ano da escola. “Quem leva a vida de maneira mais equilibrada consegue suportar melhor a pressão desse momento”, finaliza.
A inovação é tendência no currículo escolar. No Ensino Fundamental Anos Finais da Escola Crescimento, o currículo obrigatório inclui Teatro, Educação Financeira, Maker e Socioemocional.
No Ensino Médio, os estudantes podem escolher entre 6 disciplinas eletivas de acordo com sua aptidão, entre elas: Audiovisual, Geopolítica, Mercado Financeiro, Iniciação Científica, Empreendedorismo e Primeiros Socorros.
Por que a Escola Crescimento é ideal para o seu filho? Nathália Guará, mãe do aluno Pedro, falou como foi esse processo de escolha e porque decidiu pela Escola Crescimento.
Uma escola comprometida com o aprendizado dos nossos alunos, que acredita em uma educação transformadora e prepara os alunos para os desafios do futuro.
Nossos professores do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio participaram de uma formação sobre Planejamento Reverso e Metodologias Ativas com a professora Lillian Bacich, doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Confira! 🎥🌱
Crianças que ingressam na escola mais cedo reúnem melhores condições de desenvolvimento de competências socio-emocionais. Segundo dados do IBGE, cerca de 25% das crianças até três anos de idade, estão matriculadas em escolas ou creches. Especialistas afirmam que a primeira infância é a fase mais importante para o desenvolvimento social das crianças. Portanto, começar mais cedo na escola prepara melhor as crianças para o processo de alfabetização, potencializando o desenvolvimento de habilidades básicas e necessárias para a vida adulta.
A psicopedagoga e gestora pedagógica de Educação Infantil da Escola Crescimento, Danielle Azevedo, explica que a primeira infância, período compreendido até os seis anos de idade, é a fase em que a criança forma os alicerces para as demais fases da vida. “A criança que ingressa na escola ainda nos primeiros anos de vida agrega sobre si, múltiplas experiências, com desenvolvimento emocional, físico e social e, portanto, estará melhor preparada para as fases da vida”.
Segundo a especialista, atividades comuns nessa idade, como o manuseio de materiais com diferentes texturas, musicalização e brincadeiras em grupo ajudam a aumentar a capacidade de interação, desenvolvimento da fala e aperfeiçoamento da coordenação motora. Os benefícios são especialmente importantes na comparação com crianças que passam os primeiros anos de vida em casa, onde por vezes há um volume menor de interações. “É fundamental avaliar a estrutura disponibilizada às crianças em casa, o tempo de exposição às telas, com quem a criança interage e qual o preparo pedagógico daqueles a quem confiamos nossos pequenos. Na escola, estimulamos a fala, a autonomia e o aprendizado das regras de convivência em sociedade, aspectos que são primordiais para o desenvolvimento do ser humano”, enumera.
SALA DE AULA
O receio dos pais é um obstáculo comum ao deixar a criança na escola pela primeira vez, especialmente quando os filhos têm apenas um ou dois anos de idade. Nesses casos, a especialista orienta que a interação entre a escola e a família deve ser o ponto principal para dar segurança aos pais. “Os pais precisam ter confiança no desenvolvimento da autonomia da criança. Esse processo é feito com extrema segurança, com o uso adequado das tecnologias à disposição da escola. Os pais conseguem acompanhar a vida escolar dos filhos por meio de fotos, vídeos e do diálogo com a coordenação em tempo real”, explica Danielle.
A especialista pontua ainda que o aprendizado nesta fase vem não só dos professores, mas da interação com o ambiente, num processo que a educadora descreve como “brincar pedagógico”. “Costumamos falar que o espaço é um terceiro educador. Ao utilizar materiais como tinta, argila, gelo colorido, a criança desenvolve habilidades motoras e já se depara com situações-problema que terá que resolver.
As crianças também participam de momentos literários e têm aulas de música e inglês, aproveitando para já desenvolver a percepção auditiva. São experiências que, na maioria das vezes, não chegam às crianças que passam a primeira infância em casa”, reforça Danielle.
Na Escola Crescimento, as crianças têm a possibilidade de realizarem diversas descobertas em ambientes onde o inesperado é visto como uma estratégia educativa. . Nos territórios de aprendizagem, a criança dá sentido e funcionalidade aos materiais dispostos, desenvolvendo habilidades como: explorar, manipular, criar, interagir socialmente etc.
O ensino de conhecimentos matemáticos na Educação Infantil é fundamental para o desenvolvimento do raciocínio lógico, criatividade e habilidades cognitivas das crianças.
Por isso, na Escola Crescimento, encorajamos nossos estudantes a explorar uma grande variedade de ideias matemáticas, de maneira lúdica e usando diversos materiais.
As Apple Distinguished Schools são instituições de liderança e excelência educacional que demonstram a visão da Apple sobre aprendizagem por meio da tecnologia e, portanto, consideradas as escolas mais inovadoras do mundo.
A seleção das nossas duas unidades é uma confirmação do nosso sucesso na criação de um ambiente de aprendizagem inovador e atraente, que envolve os alunos e oferece infinitas possibilidades para o desenvolvimento de habilidades através do uso da tecnologia.
A formatura dos alunos do 1º ano das Unidades Calhau e Renascença marcou a consolidação deles como leitores, prontos para novas descobertas que o conhecimento oferece.
Acreditamos que bons escritores são formados a partir de bons leitores. Esperamos que o amor pela leitura seja cada vez mais cultivado e que mais frutos sejam colhidos a partir dessas experiências.