Os alunos do 9º Ano das unidades Renascença e Calhau desenvolveram, durante as aulas de Artes, um trabalho acerca do papel da mulher na sociedade brasileira. João Emanuel Xavier, André Sipaúba e Gabrielle Furtado falaram sobre a importância dessas mulheres para a história e explicaram como foi realizar os desenhos utilizando carvão. Confira! 🎥🌱
Após estudarem sobre lixões e aterros sanitários, os alunos do 5º ano, das unidades Calhau e Renascença, construíram uma composteira de garrafa pet para decomposição de matéria orgânica. O experimento foi realizado com restos de alimentos trazidos de casa e serragem.
Diferente dos outros tipos de descartes, nas composteiras o chorume produzido pode ser utilizado como fertilizante de solo e pesticida natural, colaborando para um meio ambiente mais saudável.
A poesia alimenta a alma, tempera o dia e acalenta corações. É o encontro da emoção com os pensamentos. A aluna Nina Renner, do 9º ano da Unidade Renascença, transformou em palavras suas ideias e escreveu belos versos, neste Dia Mundial da Poesia, para homenagear as mulheres neste mês de março.
Durante as aulas de Educação Ambiental, os alunos do 9º ano construíram uma horta orgânica dentro da escola. Para plantarem as hortaliças, eles desenvolveram vasos autoirrigáveis feitos a partir da reutilização de garrafas pets, evitando o desperdício de água e a proliferação de mosquitos.
De acordo com a professora Railma Queiroz, o objetivo foi promover um contato dos alunos com a natureza e chamar atenção para a importância da alimentação saudável, livre de agrotóxicos e os benefícios para a saúde.
A escola é fundamental para o desenvolvimento intelectual, emocional e profissional de uma pessoa. É nela que ampliamos nossas amizades, aprendemos novos valores e construímos conhecimentos.
A alta no preço dos combustíveis tem sido o assunto do momento. E nas aulas de Educação Financeira não é diferente. Junto com o professor Nilson Costa, os alunos têm discutido e aprendido maneiras de economizar combustível, como ficar de olho na parte mecânica do veículo, calibragem dos pneus e o cuidado ao transportar itens muito pesados.
Os alunos ainda deram exemplos próprios de economia de combustível, por meio de um sistema de carona compartilhada, onde os amigos se reúnem para irem em apenas um veículo, fazendo um revezamento a cada semana.
Além disso, foi discutido em sala o texto aprovado no Senado Federal que estabelece mudanças na cobrança do ICMS para uma série de combustíveis. O texto propõe que o imposto tenha uma alíquota única para cada produto em todo o país, na tentativa de frear os recorrentes aumentos nos valores dos combustíveis.
Os alunos do 7º ano da unidade Calhau, sim. A partir dos conhecimentos aprendidos nas aulas de Matemática sobre circunferência, diâmetro e raio, eles desenharam e pintaram rosáceas para as aulas de Arte, utilizando elementos matemáticos, como a régua, compasso.
“Foi um momento muito significativo para os alunos, pois com esse trabalho interdisciplinar, eles puderam perceber na prática a possibilidade da relação dos conhecimentos da Matemática e da Arte”, afirmou a professora de Arte, Leyla Duarte.
Os alunos do Infantil II conheceram, durante as aulas do projeto Uma Viagem no Espaço, Nora Al Matrooshi, a primeira mulher astronauta do Projeto Espacial Árabe. Além disso, a turma aprendeu também sobre Malala, ganhadora do prêmio nobel da paz e defensora dos direitos das meninas paquistanesas de irem à escola.
A atividade teve como objetivo mostrar aos alunos mulheres que tiveram destaque na luta por seus direitos. Para Viviane de Sousa, a turma ficou muito encantada com a trajetória de Malala e a coragem de Nora.
Diariamente elas criam, partilham, desafiam e multiplicam, crescendo e fazendo crescer uma sociedade melhor e mais igualitária. Assim, celebramos e agradecemos a tantas e tão corajosas contribuições, ontem, hoje e sempre. Feliz Dia da Mulher! 🌸
Os alunos do 5º ano realizaram um experimento de decantação, ou seja, a separação de misturas, que é uma das etapas do tratamento de água. Eles misturaram terra de jardim em um copo com água e observaram, durante 20 minutos, a separação dessa mistura.
“Essa vivência prática evidencia aos alunos a importância de se estudar o ciclo da água e compreender seu tratamento até chegar na nossa casa”, destacou a professora de Ciências, Gabriela Santos.