novidades

+55  98  2109 5000


novidades

06/06/2017
mostra de matemática

Com o tema “Penso, logo existo”, na Mostra de Matemática os alunos do Ensino Fundamental 2 da Escola Crescimento, unidades Renascença e Calhau, divididos em 102 equipes, apresentaram os trabalhos desenvolvidos em sala de aula, sob a orientação dos professores. O evento, que aconteceu no último sábado (03), reuniu os familiares que interagiram com os alunos nas apresentações dos trabalhos.

 

Por meio de diversos recursos, dentre eles, origamis, aplicativos, sólidos geométricos, códigos de barra, cartazes, banners e jogos, os alunos puderam apresentar o trabalho que foi realizado por meio da disciplina, que  proporcionou a capacidade do pensamento, de testagem e comprovação de hipóteses, resolução de desafios, enigmas matemáticos, situações  problema e o  reconhecimento histórico de grandes matemáticos e suas contribuições.

 

Alguns experimentos como o Holograma e uma vivência no miniauditório chamada de “Escape room”, cuja finalidade era que os participantes descobrissem os enigmas matemáticos propostos até achar a chave para “escapar” da sala estavam na programação da Mostra de Matemática.

 

Dois aplicativos também se destacaram no evento. Um dos aplicativos teve o objetivo de orientar os pais quanto ao tema desenvolvido, o horário da apresentação e a localização do projeto de seus filhos. 

Com o outro aplicativo apresentado durante o evento, era possível obter a média, moda e mediana dos produtos comercializados nos 52 bares e restaurantes da orla de São Luís. A ferramenta auxilia, por exemplo, um turista a tomar a decisão de escolher determinado bar conforme esses critérios estatísticos, um determinado produto pelo preço mais baixo, procurando economizar, ou escolher um preço médio de mercado.

 

Alguns dos temas que foram abordados durante a mostra: Filósofos/Teóricos: Euclides; Arquimedes; Al-kwarismi; Gauss; Euler; Problemas no trânsito, Poluição- Estatística, Desafios em expressões numéricas, Estatística na água, PIB, IMC (Índice de Massa Corpórea); Matemática no Meio de Transporte; Matemática na Tecnologia; Matemática na música e construção de hologramas.

 

No Brasil está acontecendo o biênio da Matemática 2017/2018. O país sediará, de 12 a 23 de julho deste ano, a 58ª Olimpíada Internacional de Matemática, evento que deve reunir mais de 1000 jovens de aproximadamente 100 países. Além da Olimpíada, o país vai sediar, em 2018, o Congresso Internacional de Matemática que tem uma previsão de participação de aproximadamente 5 mil pesquisadores estrangeiros e os famosos da matemática de mais de 120 países.

 

Os eventos estão sendo organizados pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e fazem parte do biênio da Matemática.