novidades

+55  98  2109 5000


novidades

13/11/2015
mostra de conhecimentos do 6º ano

As turmas do 6º ano do Ensino Fundamental 2 da Escola Crescimento Renascença receberam na última quarta-feira(11) seus familiares para Mostra de Conhecimentos da série, que foi a culminância dos estudos interdisciplinares sobre as contribuições das civilizações grega e romana para a sociedade. Na coordenação do projeto estiveram as professoras de História, Rosângela Lima,  e Artes, Leyla Duarte.

 

O objetivo do evento foi apresentar ao público um pouco de tudo o que é herdado dessas duas importantes civilizações. Algumas delas foram bem representadas pelos alunos em forma de apresentações e maquetes, destacando-se na Grécia os Jogos Olímpicos que ocorrem até hoje e que o Brasil sediará o evento no próximo ano; as artes, com foco na pintura e no teatro tão presentes hoje em nossas vidas, já que dele (o teatro) nasce toda a dramaturgia que posteriormente será a base para as peças teatrais de hoje, assim como novelas e até filmes.

 

Na Roma Antiga, foram apresentados o Coliseu, hoje considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo; as origens e as influências do Cristianismo, ainda muito forte em nosso meio; o latim, considerada como língua morta, mas que constantemente estamos recorrendo; e a organização política como o Senado, além da forma e organização das leis.

Foi um longo processo até a culminância na Mostra: discussões temáticas em sala, formação de grupos e pesquisa orientada nos iPads, além da produção dos materiais para apresentação. A interdisciplinaridade da História e das Artes fez diferença nos estudos. Nela, os alunos puderam fazer uma relação com os conteúdos ministrados nas duas disciplinas e tiveram a oportunidade de colocar em prática os seus conhecimentos, utilizando técnicas de artes para confeccionarem os jarros gregos, bem como cartazes com pinturas sobre os temas que abordariam na mostra.

 

A professora Rosângela fez uma avaliação da interdisciplinaridade. “O conteúdo de História completava o de Artes e o de Artes completava o de História. E assim os maiores felizardos nessa mistura eram os alunos. Além disso, a professora Leyla Duarte esteve presente ao longo de todo o processo, orientando no uso e tipo de materiais adequados para cada produto dos grupos. A parceria funcionou também para solucionar dúvidas dos alunos no que diz respeito às temáticas que contemplavam as artes no geral”.

 

Satisfeita com o resultado dos trabalhos e receptividade do público, a professora destacou ainda:  “Os alunos foram os protagonistas do projeto o tempo todo. Após a distribuição dos temas, nosso papel foi o de apenas orientar, auxiliar e tirar dúvidas. Eles pensaram em como as exposiçãos de seus grupos ficariam melhor e eles próprios confeccionaram os materiais, a grande maioria em sala de aula”.