novidades

+55  98  2109 5000


novidades

16/01/2018
metodologias ativas de ensino

O evento de Boas-Vindas do Grupo Crescimento teve como tema “O papel do professor para atender as demandas do aluno do século XXI”, que foi apresentado pelo especialista em Metodologia Ativa, José Ivair Motta. O evento aconteceu sexta-feira (12), no Rio Poty Hotel, e reuniu a direção e funcionários que integram as empresas do Grupo Crescimento.

 

A perspectiva do aluno como protagonista está sendo foco de estudos neste ano letivo nas escolas do Grupo Crescimento – Maple Bear São Luís, Crescimento Renascença e Calhau. “O protagonismo do aluno, hoje tão em voga na área educacional, sempre foi o cerne da nossa proposta pedagógica. Temos o compromisso de estimular a autonomia de diversas formas, como, por exemplo, com o uso da tecnologia educacional em que o aluno produz conhecimento, desenvolvendo também a sua criatividade”, explicou a diretora pedagógica da Escola Crescimento e Maple Bear São Luís, Adrianne Bacelar de Castro.

 

A metodologia ativa transforma o professor em um verdadeiro orientador de estudos, ao invés de um mero transmissor de conteúdo, exigindo também do aluno uma nova postura: a de protagonista de seu próprio aprendizado.

 

José Ivair Motta afirmou que o professor precisa navegar nas metodologias ativas de ensino. “É preciso usar e abusar das tecnologias em sala de aula, estar ligado às ondas, inteligência artificial, realidade artificial, adaptative learning, que vem aí desembarcando fortemente nas salas de aula do século XXI”.

Ele citou como exemplos de metodologia ativa, o pickers e o kahoot, aplicativos compostos de questões que mostram o desempenho individual do aluno - Google Forms e Scules, já utilizadas pelas escolas do Grupo Crescimento.

 

Adrianne Bacelar informou que este ano serão inseridas novas plataformas digitais e aulas de pensamento computacional, que vão acontecer em laboratórios onde os alunos serão os agentes do aprendizado e desenvolverão o pensamento lógico. “´É importante ressaltar que não é trabalhada apenas a questão acadêmica. Temos uma preocupação muito grande com a alfabetização emocional, com a educação de valores, com a importância do convívio. No momento em que se dá uma formação acadêmica forte, é preciso também oportunizar uma formação de valores”.

 

No período da tarde, o especialista no tema ministrou formação aos professores da Escola Crescimento e Maple Bear São Luís durante o Workshop sobre Metodologias Ativas de Ensino.