novidades

+55  98  2109 5000


novidades

20/04/2017
incentivo à aprendizagem

Alunos do Ensino Fundamental  e Ensino Médio participaram de aulas fora do ambiente escolar, durante todo mês de Abril, como forma de incentivar a curiosidade e potencializar o aprendizado. A assistente administrativa do Fundamental I, Inayara Martins, destacou que é uma forma de adiquirir conhecimento de forma diferenciada, pois desperta o interesse fora da sala de aula sobre assuntos cotidianos abordados na escola, e afirmou: “Dessa forma, percebemos que há um interesse maior dos alunos em relação ao conteúdo. Incentiva a curiosidade dos estudantes.”

 

As crianças do 2º ano do Ensino Fundamental I visitaram o laboratório do Instituto Federal do Maranhão para ampliar os aprendizados da disciplina de Ciências. Durante a visita, contemplaram o estudo sobre o corpo humano, de forma prática, utilizando microscópios e analisando maquetes e o esqueleto humano. Essas experiências incentivaram nossos alunos a fazerem novas descobertas, as quais foram compartilhadas com as crianças da Educação Infantil, que também estavam estudando o mesmo assunto.

 

Já as turmas do 4º ano, observaram a fauna e a flora maranhense no Parque Botânico da Vale. Eles participaram de uma trilha sensorial, com objetivo de se aproximar da natureza por meio do tato, conhecendo e identificando as texturas da madeira e folhas. Quanto ao paladar, experimentaram o gosto que as sementes proporcionam. Evidenciando a visão,  utilizaram lentes para visualizar as sementes e folhas. A audição foi aguçada, privilegiando o som dos instrumentos produzidos por materiais extraídos das árvores. E por fim, o olfato que foi apresentado aos alunos de modo a demonstrar como as essências retiradas das plantas e flores são importantes na rotina diária. Também conheceram o espaço “Construção de Ideias”, exploraram um trem que está sendo cuidado para, futuramente, ser transformado em biblioteca. Além disso, contemplaram o orquidário e aprenderam sobre o funcionamento da estufa. Todos adoraram aprender sobre vegetação maranhense de forma prática e divertida.

O 5° ano do Ensino Fundamental I visitou o Centro de Pesquisa de História e Arqueologia do Maranhão. O objetivo desta aula foi a exploração da vida dos indígenas, seus rituais e diversidade de artesanatos, assunto que está sendo estudado na disciplina de História. A aluna Letícia MayerHofer, do 5º ano A, destacou que o aprendizado foi mais relevante, porque, como estavam aprendendo em sala de aula, puderam ver pessoalmente e de forma mais lúdica. Já a estudante Maria Eduarda Caldas, do 5º ano B, afirmou que “foi muito legal, porque a gente viu as coisas antigas dos indígenas e como eles viviam” e completou dizendo que gosta muito desses momentos de aula campo.

 

 A 2ª série do Ensino Médio também foi ao Centro Histórico de São Luís. O passeio, que iniciou pela Praça Dom Pedro II, seguindo para a Igreja da Sé, Palácio dos Leões e finalizando na Casa do Maranhão, buscou imergir os estudantes na história da cidade, onde puderam vivenciar na prática os conteúdos vistos em sala de aula nas disciplinas de Ciências Humanas. Para o aluno André Felipe Aranha, da 2ª série C, o passeio agregou conhecimentos, porque conectou o que aprendemos em sala de aula e o que vimos lá. “A gente viu os casarões do Brasil Colonial, da época da chegada dos portugueses, alguns resquícios dos franceses no Maranhão. Também visitamos o Palácio dos Leões que tinha vários objetos da época da colonização e vários presentes de outros países. Foi muito legal.”, contou o estudante sobre a visita.