novidades

+55  98  2109 5000


novidades

08/05/2018
formações em metodologias ativas

Mais um ciclo de workshops foi realizado na semana passada pelo consultor em Metodologias Ativas do Grupo Crescimento, Motta Filho. Participaram das formações, professores do Ensino Fundamental e Médio da Escola Crescimento e do Ensino Fundamental da Maple Bear São Luís.

 

Além dos workshops, o professor Motta apresentou uma palestra aos pais de alunos do 8º e 9º anos, na unidade Renascença, e 6º e 7º anos, na unidade Calhau, cujo tema foi “A Educação para um Mundo Exponencial”.

 

Durante os encontros, foram abordadas práticas como Design Thinking, Jigsaw Classroom & Gamification e Think-Pair-Share. Sobre esta última prática, Motta ressaltou que “estamos aqui para pensar, unir e compartilhar com o grupo. Uma metodologia de ensino ativa sensacional que promove uma aprendizagem colaborativa, o engajamento do aluno, o expressar a sua opinião de maneira que todos aprendam de forma colaborativa e coletiva”.

As metodologias ativas têm como características colocar o aluno como protagonista do seu aprendizado e o professor como mediador deste processo, tornando a aula muito mais interativa e dinâmica. “A educação que nós temos visto tem evoluído de forma rápida e o aluno é o foco”, avaliou o professor de Matemática da Escola Crescimento, Manoel Rodrigues.

 

O protagonismo do aluno sempre foi o cerne da proposta pedagógica da Escola Crescimento e Maple Bear São Luís, segundo a diretora pedagógica das duas instituições de ensino, Adrianne Bacelar de Castro. “Nosso compromisso é o de estimular a autonomia de diversas formas, como, por exemplo, com o uso da tecnologia educacional em que o aluno produz conhecimento, desenvolvendo também a sua criatividade”, afirmou a diretora.

 

A gestora ressaltou ainda, que em todos os momentos da escola, desde que a criança entra, não é trabalhada apenas a questão acadêmica. “Temos uma preocupação muito grande com a alfabetização emocional, com a educação de valores, com a importância do convívio. No momento em que se dá uma formação acadêmica forte, é preciso também dar uma formação de valores”, disse ela.