novidades

+55  98  2109 5000


novidades

20/04/2016
datas comemorativas de abril são temas de aulas

Dia Nacional do Livro Infantil, Dia do índio, Descobrimento do Brasil, Tiradentes. São muitas as datas comemorativas no mês de abril significativas para a rotina escolar. Na Escola Crescimento, as datas comemorativas são abordadas com o objetivo de refletir e transmitir aos alunos, o real sentido e significado dessas datas, de forma que sejam propulsoras de um ensino significativo, não deixando de lado a transmissão de um saber sistematizado. “A relevância está nos projetos de trabalho que surgem a partir do interesse e da indagação das próprias crianças. A história das datas foram trabalhadas de forma lúdica e criativa, através da arte, da leitura, das mídias, das músicas, dos materiais concretos, das performances e dramatizações, garantindo, portanto, o acesso da criança a novos conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens”, explica a gerente de eventos e projetos da Escola Crescimento, Jocelma Duarte.


Na semana  de 18 a 22 de abril, as turmas da educação infantil expõem murais em homenagem ao dia do índio e caravelas em alusão ao descobrimento do Brasil. Os trabalhos podem ser encontrados nos corredores da Escola Crescimento, unidades Renascença e Calhau.

Os murais foram produzidos na sala de aula, em grupo e com apoio da equipe pedagógica. Já as caravelas foram frutos da parceria com as famílias que, em casa, transformaram um material à escolha, motivaram os alunos para a vida escolar; incentivaram o gosto pelo aprendizado da história do Brasil; reconheceram a importância da preservação do meio ambiente para a manutenção da vida e abordaram o descobrimento do Brasil de uma maneira mais prazerosa e significativa.

 

No ensino fundamental 1, as turmas exploraram o assunto de maneira mais aprofundada nas aulas de História e, após suas discussões, fizeram suas exposições.