novidades

+55  98  2109 5000


novidades

16/03/2017
coordenação de matemática

Uma das grandes novidades na Escola Crescimento em 2017 é a criação da Coordenação de Matemática, dirigida pelo professor Hélio Santos, que tem como objetivos alinhar o ensino dessa disciplina desde a educação infantil até o ensino médio, bem como trazer novos métodos de ensino, que tornem o aprendizado desta matéria mais prazeroso e dinâmico. Ao trazer um olhar especializado na área, a nova proposta funciona como uma formação constante para os professores e também proporciona um acompanhamento mais profundo ao planejamento escolar.

 

Desde o início do ano letivo, várias atividades já foram realizadas em prol de uma aprendizagem dinâmica. Na Educação Infantil, verifica-se novos materiais didáticos como blocos magnéticos, além de atividades que envolvam as famílias dos alunos, como a enquete da matemática, na qual os pais deveriam desvendar o critério utilizado pelas crianças para criar sequências lógicas. Os alunos do Ensino Fundamental I também são beneficiados com a Coordenação de Matemática, tanto em atividades lúdicas, como em verificações de aprendizagem, aliando tecnologia educacional e feitos com aplicativos, como Kahoot e Plickers, para auxiliar no aprendizado dos alunos.

 

Para as turmas de Ensino Fundamental II, uma das novidades são os aulões de matemática, feitos para revisar os principais tópicos abordados em sala de aula durante o mês.  Além disso, foi lançada a Frente III para o Ensino Fundamental II e para a 1ª série do Ensino Médio, neste ano, responsável por trabalhar as habilidades exigidas no ENEM e a disciplina com mais dinamicidade por meio de atividades inovadoras. 

Uma das atividades dessa Frente foi a produção dos sólidos geométricos de Platão com palitos de dente e jujubas, por alunos do 7º ano,  e a aprendizagem de coordenadas e somas de ângulos, utilizando o Google Earth, para os alunos do 8º ano. Para os alunos da 2ª série do Ensino Médio, a proposta de trabalhar as habilidades de matemática exigidas no ENEM foi encaixada na carga horária. Já as turmas de 3ª série têm aula com o coordenador de matemática, Hélio Santos, e também têm, no turno oposto, as habilidades e competências exigidas no vestibular aprimoradas.

 

Para a vice-diretora, Helen Almeida, o ganho que a coordenação traz para a Escola é muito grande. “Além de permitir uma abordagem mais centrada na questão dos conteúdos, abordamos a ludicidade. A matemática por si só já é um tabu para os alunos, e a coordenação tem agregado muito com as estratégias metodológicas que trazem uma dinâmica diferente para o conteúdo.”