novidades

+55  98  2109 5000


novidades

01/07/2016
aulas de campo do núcleo de trabalho e pesquisa

O Núcleo de Trabalho e Pesquisa é baseado na proposta da Unesco de preparar os estudantes para o mercado de trabalho, pondo em prática os conhecimentos que foram adquiridos em sala de aula. Dessa forma, esse projeto é baseado nas diretrizes curriculares do Enem e faz parte da grade curricular dos alunos do 9º ano. 

 

Em entrevista, o coordenador do projeto e professor de Biologia da Escola Crescimento, Valente Neto, explica que ter o Núcleo na grade curricular dos alunos do 9º ano incentiva o crescimento pessoal e profissional desses estudantes, preparando-os não só para o mercado de trabalho, mas também para a vida.

 

No dia 15 de junho, os alunos da oficina de Ciências, orientados pelo professor Jefferson, visitaram a Instituição Frei Antônio Sinibaldi, que é assistida pela Paróquia do São Francisco. Os alunos levaram conhecimento a respeito do mosquito Aedes aegypti e, além disso, promoveram oficinas com as crianças para produzir brinquedos a partir de materiais recicláveis e tiveram um momento de recreação com esses materiais produzidos.

Também neste dia, aconteceram as oficinas de Tecnologia das professoras Sheyla e Fernanda. A primeira contou que os alunos desenvolveram jogos recreativos no aplicativo da Apple, Hopscotch e fizeram dois momentos de interação com as crianças. O primeiro, com os jogos, e o segundo, com bambolês e materiais recreativos. Já a professora Fernanda contou que os alunos da sua oficina produziram um filme – desde o roteiro até o processo de edição – e criaram sessões de cinema, com direito a pipoca para as crianças. Após esse momento, os alunos orientados pela professora fizeram um momento de interação com jogos recreativos. Depois desses momentos, houve um lanche coletivo para todas as crianças da Instituição.

 

Para encerrar o semestre, os alunos do Núcleo organizaram atividades para executar na Instituição, mas foram pegos de surpresa quando, ao chegar ao local, depararam-se com uma festa junina organizada pelas próprias crianças em agradecimento ao trabalho voluntário feito pelos alunos do Crescimento.

 

Os estudantes levaram lanches e brincadeiras que foram custeados com uma rifa de um smartphone. O lucro deu para cobrir tudo o que eles haviam planejado e ainda sobrou. Dessa forma, os alunos resolveram comprar oito ventiladores e presentear a Instituição Frei Antônio Sinibaldi, que é parceira da Escola Crescimento há mais de ano.