novidades

+55  98  2109 5000


novidades

30/06/2016
aula de campo na educação infantil

Os projetos pedagógicos desenvolvidos com as turmas do Infantil 1 e Maternal 3, estão oportunizando às crianças algumas aulas em campo.

 

A Turma do Infantil I da Escola Crescimento Renascença, por meio do projeto “Vendas e Trocas”, visitou nesta sexta-feira (10) um supermercado. Na aula de campo, os alunos puderam vivenciar de perto valor de produto, organização de prateleira e comparação de preços.

 

As professoras responsáveis pelo desenvolvimento do projeto são Ana Claudia, Marcela, Janaina, Rebeca e Janete.

 

Entre os objetivos do projeto, já apresentados aos pais em reuniões realizadas na Unidade Renascença e na Unidade Calhau, estão:

  • Conhecer a diversidade relacionada aos processos de vendas e trocas em situações significativas de aprendizagem como: brincadeiras, leitura de espaços visuais e uso de diferentes registros;
  • Utilizar a linguagem oral, escrita, numérica e corporal em contextos relacionados ao tema;
  • Explorar materiais que representam o sistema monetário, ampliando de maneira gradativa os conhecimentos matemáticos;
  • Conhecer os espaços relacionados ao tema do projeto e suas características específicas;
  • Utilizar situações cotidianas por meio de vivências e brincadeiras para relacionar com o processo dos diferentes tipos de estabelecimentos comerciais;
  • Desenvolver uma consciência sobre o consumismo.

 

Ao longo do projeto as crianças observaram produtos que lembram formas geométricas, construíram gráficos, aprenderam sobre formas de pagamento, organizaram listas e até um alfabeto com rótulos.

 

Já no projeto do Maternal 3, “Espaços e Moradias: cada um tem o seu lugar”, foram realizadas visitas a uma casa e um apartamento de alunos das próprias turmas, acompanhados pela professora de sala, gerente e assistente administrativa.

 

Segundo a gerente pedagógica Kamilla Santos, “a atividade tem como objetivo perceber semelhanças e diferenças entre os diversos tipos de moradias e observar os cômodos que fazem parte desses ambientes, fazendo comparações”.