novidades

+55  98  2109 5000


novidades

16/02/2016
atividades pedagógicas envolvem o valentine's day

No mês de fevereiro, os professores do CLC (Centro de Línguas Crescimento) envolveram os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio em ações relacionadas ao Valentine's Day (ou dia de São Valentim). Em sala, foram relatados os principais fatos da história do Valentine’s Day, reconhecidos os vocábulos de língua inglesa e símbolos relacionados à data e organizados cartazes com estes símbolos.

 

A professora Patricia Cavalcanti destacou os objetivos das ações:

  • Reconhecer o Valentine’s Day como uma oportunidade de celebrar o amor e a amizade;
  • Identificar o Valentine’s Day como festa dos povos de língua inglesa;
  • Identificar e listar vocábulos de língua inglesa referentes às festividades do St. Valentine’s Day;
  • Organizar os vocábulos novos estudados, levando o aluno a conscientizar-se do seu repertório de língua inglesa;
  • Levar os alunos a reconhecer que o St. Valentine’s Day é uma data similar ao Dia dos Namorados, celebrada no dia 14 de fevereiro nos Estados Unidos (EUA) e em alguns países de língua inglesa.

Breve história do Valentine´s Day:

 

Nos EUA, o Dia dos Namorados é chamado de Valentine’s Day e é celebrado dia 14/02 e não dia 12/06, como no Brasil.

 

A história data que no séc. III um padre chamado Valentino (Valentine em inglês) viveu numa época em que o imperador romano Claudius II proibiu que jovens se casassem. O imperador acreditava que os soldados casados teriam mais dificuldade para passar longos períodos longe lutando pelo seu reino, pois ficariam pensando nas suas famílias, com saudades e vontade de voltar para casa. Já os soldados que não fossem casados, na cabeça do imperador, não teriam nenhuma distração que tirasse o foco da guerra. Sentindo que essa lei era injusta, Valentino casava os jovens em segredo até que um dia o imperador descobriu, o aprendeu e sentenciou à morte.

 

Quando estava preso, Valentino recebeu a visita de muitos casais que ele tinha unido e sempre traziam flores e cartas de apoio a ele. Uma das pessoas que visitava o padre com frequência era a filha de um dos guardas da prisão onde ele estava aguardando seu enforcamento. Acredita-se que os dois acabaram se apaixonando e que ela era cega e pouco antes de ser morto ele deixou uma carta a ela assinada no final “your Valentine” (de seu Valentino). Reza a lenda que o milagre do amor de Valentino deu à moça sua visão de volta. Ele foi enforcado no dia 14/02.

 

Por esta razão o Dia dos Namorados é celebrado nos EUA nesta data e as pessoas dão flores (cerca de 180 milhões de rosas são vendidas neste dia), caixas de bombons em formato de coração (cerca de 36 milhões de caixas) e muitos cartões de Happy Valentine’s Day. O mais interessante é que os cartões e chocolates são dados não só aos namorados, mas aos amigos, parentes e todos os que você ama.